domingo, 26 de junho de 2011

Variações Linguísticas

 Vale  ler  o texto abaixo e refletir sobre variantes linguísticas e o preconceito.

ASSALTANTE PARAIBANO ('sertanejo'; lógico!!) - Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula, num se cague e num faça munganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim, se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora... Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia.

ASSALTANTE BAIANO - Ô meu rei...(pausa) Isso é um assalto...(longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não... (outra pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem devagarinho (pausa pra pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada.

ASSALTANTE MINEIRO - Ô sô, prestenção... isso é um assarto, uai. Levanta os braço e fica quetin quêsse trem na minha mão tá cheio de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai!

ASSALTANTE CARIOCA - Seguiiiinnte, bicho ...Tu te ferrou, mermão. Isso é um assalto. Perdeu, perdeu! Passa a grana e levanta os braços, rapá. Não fica de bobeira que eu atiro bem pra c... Vai andando e se olhar pra traz vira presunto.

ASSALTANTE PAULISTA - Ôrra, meu.... Isso é um assalto, mano. Levanta os braços, mano... Passa a grana logo, mano. Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pá comprar o ingresso do jogo do Curintia, mano... Pô, se manda, mano....

ASSALTANTE GAÚCHO - O guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto. Levanta os braços e te aquieta, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

ASSALTANTE LÁ EM BRASÍLIA - Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de Renda, Licenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS, CPMF, IMPOSTO DE RENDA ETC. 


 
Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2011/04/VARIEDADE-LINGUISTAS.jpg
http://izaltablog.blogspot.com/2010/02/variantes-linguisticas.html

Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.

5 comentários:

  1. OI GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM!ESSE FINAL COM BRASILIA FOI BARBARIDADETEEEEEE.....MICHELLE

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ter tem mas e um estado ke por seculos foi um acre so com a soja apareceu no mapa..kuanto a pantim e accent do ceara no nordeste oriental se fala pantinho

      Excluir
    2. Padim ciço tambem e coisa do ceara mas kem ve de fora acha ke e o ne todo

      Excluir
  3. Putz! Bem estereotipado, né?

    ResponderExcluir