sábado, 11 de junho de 2011

Resenha "Como falam os brasileiros".

“É através da linguagem que uma sociedade se comunica e retrata o conhecimento e entendimento de si própria e do mundo que a cerca”. 

A obra “Como falam os brasileiros”, agrega dentre outros fatores, a variação lingüística dentro do território brasileiro. É notória a atenção especial à linguagem, sobre sua função e sobre seu dinamismo.
As autoras citam Antenor Nascentes que, em 1953, juntamente com Serafim da Silva Neto, apresentou um atlas lingüístico do Brasil e dividiu o falar brasileiro em seis subníveis de linguagem: o amazônico, o nordestino, o baiano, o fluminense, o mineiro e o sulista. Além de destacar as características dialetais vindas de regiões distintas, ainda apontam outros fatores de natureza extralinguísticos, como: faixa etária, sexo, escolaridade, entre outros.
No tocante à obra, podemos afirmar que se apresenta em 73 páginas e seu fracionamento segue a seguinte ordem: “introdução”, “uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade”, “assumindo a diversidade”, “o falar carioca no conjunto dos falares brasileiros”, “sexo, idade e variação linguística”, “para uma caracterização dos falares brasileiros”, “a fonética da fala culta”, “os sotaques sintáticos da fala culta”, “normas, pluralismo etc.”, “traçando linhas imaginárias”, “voltando ao começo”, “cronologia”, “referências e fontes”, “sugestões de leitura” e, por fim, “sobre as autoras”.
Em “Uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade”, as autoras comentam acerca da posição entre a variante brasileira com a européia da língua portuguesa, argumentos pertinentes no tocante ao quadro linguístico não ser homogêneo no Brasil, além de apresentarem dados sobre as línguas indígenas faladas no Brasil antes e depois da colonização. As autoras finalizam esse tópico frisando a importância de reconhecermos a heterogeneidade e como trabalhar com ela.
No tópico “Assumindo a diversidade”, percebemos o enfoque ao Atlas Linguístico do Brasil (ALIB), que tem por objetivo promover um retrato do Brasil.
O tópico "O falar carioca no conjunto dos falares brasileiros" tem por intuito apresentar as pesquisas realizadas acerca do dialeto das cariocas.
O tópico “Sexo, idade e variação linguística”, apresenta fatores que proporcionam a fala de homens e mulheres, de faixas etárias distintas bem como diferentes contextos. É relevante lembrar, que no texto, o quesito homem/mulher não poderá ser analisado separado, mas em conjunto com os outros fatores abordados.
Nos tópicos seguintes “Para uma caracterização dos falares brasileiros”, “A fonética da fala culta”, “Os sotaques sintáticos da fala culta”, “normas, pluralismo etc.” e “traçando linhas imaginárias”, falam e descrevem exemplos de como é realizada a variação linguística, como: a alternância nós/a gente e o uso do artigo definido diante de nomes próprios e possessivos.
No tópico “Voltando ao começo”, podemos associar à fase da descoberta do Brasil por Cabral deparando-se com os nativos. É apresentada a chegada dos jesuítas, e ainda aborda que havia diversas línguas pré-existentes no Brasil. O objetivo é a demonstração da diversidade linguística no Brasil.
As autoras finalizam a obra analisando alguns temas abordados no livro, além de destacarem as fontes bibliográficas da pesquisa.
A obra nos dá a oportunidade de desfrutar de uma leitura construtiva para os nossos conhecimentos e ao mesmo tempo ter uma leitura agradável, objetiva e singela. Além de optar por uma linguagem acessível, o que permite que tanto um leitor interessado em outros assuntos entenda o texto, como um leitor que tenha conhecimento avançado sobre esta área de estudo.


Postado por: Laís Aline.

Yonne Leite, Dinah Callou. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002 (Descobrindo o Brasil).

7 comentários:

  1. Ótima resenha! Uma leitura bastante agradável! Foi de bastante proveito para mim, mesmo não entendendo muito sobre esse assunto. Parabéns pelo trabalho, João.

    ResponderExcluir
  2. Belissimo texto,a diversidade linguistica no Brasil enriquece nossa linguagem.
    Lais Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Laís,
    sua resenha está ótima. Muito objetiva! Vou sugerir apenas algumas pequenas alterações para o seu texto se tornar mais encantador ainda. Envio as sugestões para o seu email, ok! Assim, você fica à vontade para aceitá-las ou não.
    Parabéns de verdade!!!!!!!!!!!!
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  4. com certeza isto é muito importante para o país. a diversidade de culturas e falas. realmente a pessoa que escreveu este texto merece os parabéns. realmente foi muito bem feito este trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Foi de grande utilidade sua resenha, muito bem escrita de uma forma agradável para a leitura e de ótimo entendimento...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa resenha está bem parecida com essa aqui: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/156005

    ResponderExcluir
  7. Eu também gostei bastante da sua resenha....está bem objetiva e de fácil entendimento.
    Parabéns .

    ResponderExcluir