quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resumo - O que é Sociolinguística?


A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e o seu estudo é a língua em uso dentro das comunidades de fala, correlacionando aspectos sociais e linguísticos. 
É ainda relevante citar que é uma ciência que focaliza os empregos linguísticos concretos e heterogêneos no sentido das múltiplas possibilidades da língua, ou seja, apresenta um dinamismo inerente.
Dois conceitos que iremos apresentar serão essenciais para as postagens presentes no nosso blog, que são: variantes e variáveis.
A variável linguística é o fenômeno linguístico que pressupõe a variante.
As variantes são as diferentes alternativas que compõem a variável, tecnicamente intitulada de variável dependente, pois seu uso não é aleatório, mas sofre influência de diversos fatores (ou variáveis independentes), ou seja, de natureza interna ou externa à língua.
Temos o conjunto de variáveis externas a língua, aquelas que são inerentes do indivíduo, como: etnia, escolaridade, sexo, nível de renda, tensão discursiva, entre outros.
É o conjunto de variáveis internas, mas aquelas de natureza morfo-sintáticas, as semânticas, os discursivos e os lexicais.
A Sociolinguística entra com o papel de perceber o grau de estabilidade ou a mudança da variação, observando as variáveis com efeito positivo ou negativo dos usos linguísticos alternativos e, então preestabelecer seu comportamento regular e sistemático.

Texto: MOLLICA, Maria Cecília. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, M. C. & Braga, M. L. (orgs.). In: Introdução à Sociolingüística – o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2007. 

Maria Cecília Mollica é professora titular de Linguística da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Doutora em Linguística pela UFRJ, com experiência em Teoria e Análise Linguística, Sociolinguística e Educação. Autora de vários livros e artigos na área.

Postado por Laís Aline.


Um comentário:

  1. Oi,
    Laís,
    texto esclarecedor! Este texto foi discutido por nós em sala de aula. Lembra?
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir