segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estereótipos regionais.

Estereótipo: É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista, mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.






Esta demarcação territorial do Brasil faz com que possamos perceber o quanto de estereótipo temos em relação às regiões. Com isso, por exemplo, no Norte, por considerar “só mato”, faz com que tenhamos uma imagem de que lá só tem indígena, e na verdade não é assim. Outro exemplo é pensar que o nordeste como todo é a Bahia, passando a imagem do nordestino, e do baiano como preguiçoso.
Uma característica marcante dos estereótipos é justamente essa, simplificar características complexas e tomar a parte pelo todo, restringir a percepção àquilo que se tem por “marca registrada” daquele grupo e que passa a ser reconhecido apenas por um adereço, palavra ou comportamento que apresente. 

Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.

6 comentários:

  1. Eesta demarcação retrata bem o que muitos acham das regiões do Brasil.
    Abraços
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uma visao paulista..curioso ke kuando se fez a visao "nordestina" ao inves de zuar o sul tido como gls e os slumoides pos cafe da vdf eles se auto subsidiaram..por ke foi feito pelos de sp..tem uma de pe so-so too

      Excluir
  2. Oi,
    gente, escolha extremamente inteligente! Depois desta postagem, é certeza que sentirei muita falta do blog de vocês.
    Abraço grande,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  3. NOTA DEZ PARA ESTA RESENHA.
    SHOWWWWWWWWWWWW
    ABRAÇOS E SAUDADESSS
    O BLOG BOMBOU!!!
    GRAZIELA

    ResponderExcluir
  4. Mapa errado..o norte e mato co e roca sul e viado tipo gaucho (nao acho isso e apenas o ke tentam impor como a imagem deles)..nordeste tem dois na costa catadores de caranguejo e no sertao cabecudos tipo cearenses (pelo menos o cabecao serve no ita kk)..cudeste e mais complexo pois nao possui identidade regional e se possuisse herdaria a do cudeste meridional ou seja favela marginal e tudo ke nao presta (mas se achando a suica ou suecia ainda assim kk)..es existe?..minas tem imagem de caipiras como o interior de sp e interior do ne, sul etc so ke sao caipiras diferentes..o caipira de sp e mais metido (nem todos, mas os ke migram pra capital sim)..o caipira do sul mesmo com a mao na enxada acha ke e um parisiense sofisticado e esta na europa kk..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nao aleijem a argentina..a serra do rj perto dos andes e patagonia e um lixo..a baixada fluminense perto de buenos aires (mais bela ke varias capitais da europa) entao nem se fala..santjstas sao tidos pelos da serra como trairas metidos a flumerdas/flumerdenses meridionais (de facto conheci paulistano ke morou em santos e tinha akele accent slvmoide ke confundi com gaynabara mas era santista - pasmem)..ha um mito de ke capixabas falam como flumerdas mas o meu professor capixaba falava como um paulistano e outros.
      Ke vi como amineirados

      Excluir