quarta-feira, 22 de junho de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: A linguagem popular em oposição à linguagem culta

A linguagem popular é berço da nossa cultura linguística. Utilizada em nosso cotidiano, caracterizado por um falar “errado”. Hoje, eu sei que vai depender do contexto de fala (adequado ou inadequado). "Errado" está ultrapassado. Deixo esse termo apenas para os preconceituosos, ou melhor, defensores de uma forma "correta" de se falar. 
A linguagem culta, reverenciada por grandes escritores brasileiros, impregnadas de regras. Cuide da grafia. Pratique a concordância. Cadê a regência do verbo? Essas são as principais questões da variante de prestígio. Os conservadores defendem que é o padrão de unificação.  Agora, eu pergunto: como é que se unificar um país com grandes diversidades como é que faz isso? Principalmente, se esse padrão de unificação for à língua.
O povo brasileiro se expressa, através das palavras: sentimentos, dores, visão de mundo. Os falares regionais, por exemplo, testemunham a grandeza e a diversidade do nosso país, pois as camadas populares se utilizam dessa variante estigmatizada para se comunicar.  O que importa é se a comunicação ocorre com sucesso. 

Postado por: Myrella Araújo.

3 comentários:

  1. Oi,
    Myrella,
    fiz algumas sugestões de alteração no seu texto. Encaminhei o material para o seu email.
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  2. Ah,
    gente,
    esqueci de pedir a vocês para procurarem slides sobre o assunto. Muita gente prepara apresentações sobre o tema variação linguistica e deixa o material disponibilizado na internet.
    abraços,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  3. Oi professora. Colocamos na nossa biblioteca virtual material sobre a variação linguística.
    Abraços da equipe.

    ResponderExcluir